No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data deu origem ao Novembro Azul, criado para alertar a população masculina sobre prevenção e doenças que atingem o gênero, como IST ‘s.
Mas, o que você precisa saber sobre o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil? De acordo com o Ministério da Saúde, 3 milhões vivem com a doença e 42 homens morrem diariamente em decorrência do câncer de próstata.
A próstata é uma glândula integrante do sistema reprodutor masculino. Logo abaixo da bexiga, sua principal função, junto às vesículas seminais, é produzir esperma.
Esse tipo de câncer não apresenta sintomas, por esse motivo é importantíssimo realizar o exame de toque. Segundo o Ministério da Saúde, quando alguns sinais aparecem, como dor ao urinar, presença de sangue ou sêmen na urina, e dores ósseas, significa que 95% dos tumores nesses casos estão em fase avançada, podendo impossibilitar a cura.
O exame se torna ainda mais importante quando pai, irmãos e tios já sofreram com o câncer de próstata. O histórico familiar conta muito.
O melhor tipo de prevenção ainda é o diagnóstico precoce, que permite ao médico notar alterações na glândula e aumentar as chances de cura com tratamentos menos invasivos. Infelizmente, o tabu em torno do exame ainda é muito forte, muitos homens se recusam a realizá-lo por acharem que pode ferir sua masculinidade.
Mude os rumos do jogo, converse com seu médico e vença essa partida. Cuidar da saúde também é coisa de homem.
56 especialidades para você agendar de maneira fácil.