Você sabe como prevenir doenças no coração? Ataques cardíacos geralmente são eventos agudos causados principalmente por um bloqueio que impede que o sangue flua para o coração. Sobretudo, a razão mais comum para isso é o acúmulo de depósitos de gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos que irrigam o órgão.
Os maiores causadores das doenças cardiovasculares são o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool. Assim como há também um número de determinantes subjacentes das doenças cardiovasculares. Elas são um reflexo das principais forças que regem mudanças sociais, econômicas e culturais. Desta forma, outros determinantes dessas enfermidades incluem pobreza, estresse e fatores hereditários.
Buscando o bem-estar de nossos clientes, parceiros, pacientes, amigos e colaboradores, a InstaMed preparou 5 dicas para você prevenir doenças no coração, confira:
Ingerir frutas, verduras e legumes diariamente diminui em 30% as chances de infarto. Cada alimento desempenha uma função em nosso organismo. Em síntese não existe alimento completo, e, por isso, precisamos comer diariamente uma variedade de alimentos e em quantidades adequadas.
Praticar exercícios físicos regularmente reduz em 14% os riscos de um ataque cardíaco. Portanto, a recomendação para realização de atividade física é por volta de 150 minutos/semana (pelo menos 30 minutos, realizados em 5 dias por semana).
Parar de fumar, e já. Você sabia que o cigarro contém cerca de 4.720 substâncias químicas, e que pelo menos 60 delas são reconhecidamente cancerígenas, além de irritantes e tóxicas para os pulmões? Assim, quem fuma tem também 200% a mais de risco de ter um derrame! Algumas pessoas pensam que fumar é estilo, mas, anualmente, só no Brasil, 200 mil pessoas vão a óbito por causa do cigarro!
Descansar e dormir, no mínimo, 7 hora por dia. O estresse aumenta em 60% o risco de infarto e, em geral, se associa a outros fatores de risco, o que pode provocar excesso de atividade do sistema nervoso, levando ao aumento da pressão arterial, níveis elevados de colesterol e consumo exagerado de gorduras e açúcares.
Fazer uma consulta em cardiologia. O ideal é que a primeira consulta nessa especialidade seja aos 15 anos de idade. Em indivíduos saudáveis, que não apresentam fatores de riscos, a frequência seguirá de cinco em cinco anos até aos 30 anos. Após esse tempo, a recomendação é se consultar anualmente, o que também é válido para pessoas que apresentem esses riscos.
Fontes: Organização Pan Americana de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Agende sua consulta em cardiologia na InstaMed Clicando aqui. O agendamento é 100% on-line, rápido e facilitado.
56 especialidades para você agendar de maneira fácil.