Cuide da sua saúde mental! Nos últimos anos, doenças como depressão e ansiedade tiveram um aumento significativo na população brasileira.
A Campanha de Janeiro Branco foi criada em 2014 com o objetivo de conscientizar as pessoas, tanto aquelas que sofrem com doenças emocionais, quanto familiares e amigos próximos, para ajudá-las a buscarem ajuda profissional o quanto antes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está ocupando a quinta posição no ranking de países com mais casos de depressão e ansiedade no mundo.
Mesmo assim, a grande maioria das pessoas não procura ajuda médica adequada ou não trata essas doenças logo no início, fazendo com que o quadro do paciente se agrave ao longo dos anos.
Além disso, muitas pessoas desenvolveram mais doenças emocionais e mentais após a pandemia de 2020 e, aquelas que já sofriam com algum distúrbio, relataram ter notado uma piora nos sintomas.
Sendo assim, o que pode ser feito para cuidarmos melhor da nossa saúde emocional e mental?
Sabemos que após a pandemia, passamos a viver mais tempo conectados com as redes sociais e a convivência on-line. Até mesmo, o modelo de trabalho sofreu adaptações após o isolamento social de 2020.
Muitas empresas e pessoas optaram pelo trabalho remoto, que traz muitos benefícios, mas também contribui para o adoecimento emocional de pessoas que possuem ou têm a predisposição a ter doenças emocionais como depressão e ansiedade.
Por isso, a dica dos especialistas é se desconectar das redes sociais em algum momento do dia, substituindo o contato on-line pelo contato presencial com amigos e familiares para conversar, passear e socializar mais.
A prática de atividades físicas regulares faz bem tanto para a saúde física quanto emocional e mental, uma vez que é durante o treino que são liberados hormônios importantíssimos, responsáveis por regular o nosso equilíbrio emocional e trazer uma sensação de felicidade e bem-estar.
A atividade física se mostra eficaz na redução de sintomas da depressão, melhorando de maneira geral o estado de humor, a qualidade do sono, o apetite e a autoestima, impactando, portanto, de maneira positiva tanto na saúde física quanto na saúde psicológica.
Além disso, os exercícios físicos também contribuem para a redução do estresse e ansiedade (saiba mais sobre o estresse).
Doenças emocionais como depressão e ansiedade precisam ser tratadas por um especialista em psiquiatria, que é o médico responsável por diagnosticar e cuidar das doenças mentais e emocionais.
Além disso, ele está preparado para dar todo o suporte necessário para o paciente, auxiliando-o a lidar melhor com as emoções e, em alguns casos, prescrevendo medicamentos que ajudarão a restaurar o equilíbrio das emoções.
Portanto, aproveite a Campanha de Janeiro Branco para cuidar mais da sua saúde mental. Agende agora uma consulta em psiquiatria com a InstaMed, clique aqui, viva melhor e mais feliz!
56 especialidades para você agendar de maneira fácil.