Como o estresse pode afetar a sua saúde? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 90% da população mundial sofre com essa doença.
Uma pesquisa feita pela International Stress Management Asssociation apontou que o Japão lidera o ranking mundial com 70% da população economicamente ativa sofrendo de estresse.
O Brasil ocupa o segundo lugar deste ranking, porém com uma tendência de aumento significativo nos próximos anos.
Para os especialistas, o estresse crônico pode provocar desgaste do corpo e da mente, além de agravar problemas de saúde já existentes, ou o aparecimento de novas doenças, como pressão alta, doenças cardiovasculares, obesidade, e transtornos mentais, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares, ao longo dos anos.
Esses dados assustadores trazem à tona o alerta e o debate sobre as estratégias e as mudanças de hábitos que podem ser incluídas no nosso dia a dia para reduzir os impactos dessa doença e viver melhor e com mais qualidade de vida.
Há tempos que a medicina aponta que a nossa saúde começa nos alimentos e nas nossas escolhas alimentares, visto que eles influenciam no nosso bem-estar físico e emocional.
Por isso, incluir frutas vermelhas, castanhas e pães integrais na dieta pode ajudar a aliviar o estresse, porque esses alimentos possuem antioxidantes que têm o efeito anti-inflamatório e são capazes de melhorar o estado emocional.
O exercício físico é uma ótima maneira de se distrair e aliviar a mente dos pensamentos negativos e angustiantes.
Além disso, é durante essa prática que os hormônios da felicidade, como a endorfina e a serotonina são liberados no nosso organismo.
Por isso, a recomendação é clara: procure uma atividade física que lhe proporcione prazer, como ginásticas aeróbicas, caminhadas, natação, yoga, ou qualquer outra que você se identifique e goste de fazer. (Confira algumas dicas de alimentos após atividades físicas)
No livro Por que nós dormimos de Matthew Walker, é destacado a importância de se colocar o sono como prioridade no dia.
Quando dormimos bem, desfrutamos de todas as vantagens que um sono reparador pode proporcionar, entre elas, o aumento da produtividade e a redução do estresse.
Além disso, é importante definir um horário para dormir e acordar todos os dias para que esses benefícios sejam notados.
Portanto, reduzir o estresse é um processo contínuo que envolve a mudança de hábitos e, às vezes, até mesmo o acompanhamento de um profissional da saúde.
Não sofra por estresse, agende agora uma consulta conosco, clique aqui, e tenha mais qualidade de vida e bem-estar!
56 especialidades para você agendar de maneira fácil.