A importância da alimentação para o sistema imunológico - Clínica Médica InstaMed Popular no Centro de Porto Alegre
Home Blog A importância da alimentação para o sistema imunológico

A importância da alimentação para o sistema imunológico

6 de maio de 2020

Diante o presente cenário atual de uma pandemia que estamos vivenciando é imprescindível reforçar a importância da alimentação saudável e equilibrada para além de suprir nossas necessidades energéticas vitais, permitir que nosso sistema imunológico fique mais fortalecido.

O sistema imunológico é o sistema de defesa do corpo humano que atua defendendo o mesmo contra microorganismos e inúmeras substâncias estranhas presentes no ar, nos alimentos ou nos objetos, sendo indispensável para a prevenção de desenvolvimento de infecções e tumores.

Vamos conhecer alguns nutrientes que auxiliam no fortalecimento do nosso sistema imunológico:

Ferro: o ferro faz parte da composição de diversas proteínas, ele é encontrado principalmente em carnes (principalmente as vermelhas e vísceras), mas também é encontrado nas carnes brancas, como peixe, frango, nos ovos e no leite. Diversos estudos têm evidenciado que a deficiência de ferro pode ocasionar considerável agravo à saúde, estando associada a prejuízos na resposta do sistema imunológico. Por isso, inclua nas suas refeições, como almoço e janta fontes de proteínas como carnes e/ou ovos e/ou leite nos lanches para garantir sua fonte diária recomendada. Se você é vegetariano e não come carne, ou ovos é importante conversar com seu médico/nutricionista para realizar a suplementação adequada para garantir a ingestão diária deste micronutriente.

Zinco: O zinco é um micronutriente encontrado principalmente em carnes, laticínios (leite, iogurte, queijo), frutos do mar e cereais (arroz, massa e pão integral, etc).

Este micronutriente está envolvido na atividade de mais de 300 enzimas. Ele faz parte do metabolismo dos carboidratos, lipídeos (gorduras) e proteínas, na manutenção do crescimento e desenvolvimento normais, no funcionamento do sistema imunológico, etc.

Há diversos estudos que apontam que o consumo de zinco atua no fortalecimento do sistema imunológico, podendo auxiliar no controle de diarréias e infecções respiratórias.

Com o consumo adequado de carboidratos, como pão integral nos lanches, arroz, ou massa integral nas refeições principais e o consumo diário de proteínas (como carnes, ovos, etc), você consegue atingir esta demanda diária.

Vitamina C: A vitamina C é encontrada principalmente em frutas e hortaliças, como por ex: laranja, limão, acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, melancia, salsinha e pimentão vermelho. Como a vitamina C não é produzida pelo nosso corpo, temos que ingerir estas fontes de alimentos diariamente para atingir a recomendação da mesma

Na presença de infecções e, distúrbios que aumentam o nível de estresse, a concentração desta vitamina pode diminuir rapidamente. Ela é fundamental para a imunidade e participa ainda de inúmeras ações fisiológicas e antioxidantes, podendo contribuir para a prevenção de infecções respiratórias.

A dica é incluir a mesma através de sucos, frutas e saladas cruas.

E assim, podemos concluir que com uma alimentação variada e equilibrada podemos alcançar a demanda energética e de nutrientes necessários para que possamos fortalecer nosso sistema imunológico.

Texto elaborado pela Nutricionista Thaís Neves CRN2 12714.

 

Tags: Clínica Médica Popular, Clínica Popular, Nutrição, Nutricionista, Porto Alegre.

Leia Também

Mês dos Namorados: Como manter a saúde do casal em dia?

O amor está no ar e o Mês dos Namorados é a ...

Maternidade e saúde: Como manter-se saudável enquanto cuida dos filhos?

A maternidade é uma experiência incrível e gratificante, mas também pode ser ...

INSTAMED, CUIDANDO DA SAÚDE DA MULHER NO INSTANTE QUE ELA PRECISAR!

A InstaMed é uma clínica médica que possui diferenciais que proporcionam um ...

Como evitar as doenças oportunistas do outono?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair, o ar ...

AGENDECONSULTAS E EXAMES

56 especialidades para você agendar de maneira fácil.

Consultas

Várias especialidades e no instante que você precisar!

SAIBA MAIS

Exames

Praticidade, agilidade e precisão nos resultados.

SAIBA MAIS

Check-Ups

Tenha uma avaliação médica completa e detalhada!

SAIBA MAIS
Agende pelo whats Agende pelo whats