5 doenças mais comuns no verão para você ficar de olho. - Clínica Médica InstaMed Popular no Centro de Porto Alegre
Home Blog 5 doenças mais comuns no verão para você ficar de olho.

5 doenças mais comuns no verão para você ficar de olho.

13 de janeiro de 2022

O verão é a estação do ano preferida pelos brasileiros, pois além de coincidir com período de férias escolares, os dias são mais longos e também mais belos devido ao sol mais intenso. Diante disso, as pessoas aproveitam para viajar mais, curtir praias, clubes, parques e cachoeiras, entre outros. Porém, sem se perceber, acabam ficando mais expostos a alguns perigos invisíveis das doenças mais comuns no verão.

É importante tomar alguns cuidados especiais nessa época de altas temperaturas para evitar as tais doenças da estação. Quer ficar por dentro desses cuidados? Então acompanhe esse artigo.

1. Micose
As micoses são causadas por fungos que estão no meio ambiente. Lugares úmidos e quentes, má higiene, excesso de suor, uso de roupas de banho molhadas por tempo prolongado são algumas das situações que facilitam a contaminação da pele por eles, que se multiplicam no verão.

Como prevenir:
Algumas medidas preventivas envolvem evitar o contato prolongado com roupas úmidas e o uso de tecidos sintéticos nos dias mais quentes. Proteja os pés com chinelos em banheiros públicos, academias, vestiários e saunas. Procure secar bem as dobras do corpo ao sair do banho.

2. Insolação
Característico do verão, o sol intenso é o motivo da insolação, pois as pessoas ficam mais expostas aos raios solares, seja na praia, na piscina ou em um dia no campo. Os sintomas incluem mal-estar, fraqueza, febre alta, batimentos cardíacos acelerados, vômitos, tonturas e até queimaduras na pele.

Como prevenir:
Evite a exposição ao sol no período das 10h às 16h. Além disso, beba muita água, use roupas mais leves e nunca esqueça de aplicar protetor solar antes de sair de casa e reaplicar a cada 2h.

3. Conjuntivite
Olhos vermelhos, muito inchados, com ardência e secreção — a ponto de você não conseguir abrir os olhos de manhã porque eles ficam colados — são sinais clássicos de uma conjuntivite.

A conjuntivite bacteriana é mais comum nessa estação do ano, pois é transmitida facilmente por meio da água do mar ou da piscina de uma pessoa para outra. Os sintomas são olhos vermelhos e muito inchados, com ardência e secreção.

Como prevenir:
Para evitar a contaminação, evite mergulhar e abrir os olhos embaixo d’água, principalmente em lugares em que ela não é própria para banho. Ademais, não compartilhe toalhas, não coce os olhos e evite contato direto com pessoas que já estão com essa doença.

4. Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar é uma reação natural do organismo após ingerir alimentos contaminados por bactérias e fungos. Os sintomas são náuseas, vômitos, diarreia, febre e podem evoluir para desidratação e um mal-estar generalizado.

Como prevenir:
Sempre verifique a procedência de qualquer alimento antes de consumi-lo. Preste atenção principalmente no odor e aparência, observe a higiene do local de onde for se alimentar. Em caso de dúvidas, não coloque a sua saúde em risco. Procure um outro lugar para se alimentar.

5. Dengue
O verão é uma estação de chuvas e tempo quente, ou seja, ideal para a reprodução e desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, que se desenvolve em águas limpas e paradas.

A dengue é uma doença grave que provoca sintomas como dores, manchas pelo corpo e febre alta, a qual pode evoluir para um quadro mais grave, conhecido como dengue hemorrágica.

Como prevenir:
Cuide de vasos de plantas, garrafas PET, pneus, calhas e qualquer outro tipo de recipiente que possa acumular água da chuva. Além disso, o uso de repelentes e telas em portas e janelas também são medidas muito importantes para evitar essa doença.

Se precisar de algum atendimento médico neste verão, a InstaMed conta com diversos especialistas que irão cuidar muito bem de você.  Clique aqui e agende suas consultas! Agendamento 100% on-line, rápido e facilitado.

Leia Também

Mês dos Namorados: Como manter a saúde do casal em dia?

O amor está no ar e o Mês dos Namorados é a ...

Maternidade e saúde: Como manter-se saudável enquanto cuida dos filhos?

A maternidade é uma experiência incrível e gratificante, mas também pode ser ...

INSTAMED, CUIDANDO DA SAÚDE DA MULHER NO INSTANTE QUE ELA PRECISAR!

A InstaMed é uma clínica médica que possui diferenciais que proporcionam um ...

Como evitar as doenças oportunistas do outono?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair, o ar ...

AGENDECONSULTAS E EXAMES

56 especialidades para você agendar de maneira fácil.

Consultas

Várias especialidades e no instante que você precisar!

SAIBA MAIS

Exames

Praticidade, agilidade e precisão nos resultados.

SAIBA MAIS

Check-Ups

Tenha uma avaliação médica completa e detalhada!

SAIBA MAIS
Agende pelo whats Agende pelo whats