10 coisas que você precisa saber sobre Tireoide - Clínica Médica InstaMed Popular no Centro de Porto Alegre
Home Blog 10 coisas que você precisa saber sobre Tireoide

10 coisas que você precisa saber sobre Tireoide

8 de maio de 2019

A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto).
Reguladora da função de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina). Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
Hoje a InstaMed traz 10 coisas que você precisa saber sobre Tireoide:
• A tireoide atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional.
• Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido.
• Diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão também são sintomas de hipotireoidismo.
• No caso de hipertireoidismo, que geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.
• Em um adulto, a tireoide pode chegar a até 25 gramas.
• Disfunções na tireoide podem acontecer em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar. Além disso, elas podem ocorrer mesmo sem o bócio.
• O reconhecimento de um nódulo na tireoide pode salvar uma vida. Por isso, a palpação da glândula é de fundamental importância. Se identificado o nódulo, o endocrinologista deve solicitar uma série de exames complementares para confirmar ou descartar a presença de câncer.
• Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas isso não significa que sejam malignos. Apenas 5% são cancerosos.
• Além de se parecer com uma borboleta, a tireoide também lembra o formato de um escudo. Daí o surgimento de seu nome: uma aglutinação dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de).
• Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo. Para detectá-lo, é realizado o chamado Teste do Pezinho, que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê.
Um dos problemas mais frequentes da tireoide são os nódulos, que não apresentam sintomas. Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. O que não significa que sejam malignos.
Por isso é importante a realização de exames de checkup para estar sempre em dia com a saúde. Agende a sua consulta na InstaMed – Clínica médica popular em Porto Alegre.

Fonte: SBEM

 

Leia Também

Mês dos Namorados: Como manter a saúde do casal em dia?

O amor está no ar e o Mês dos Namorados é a ...

Maternidade e saúde: Como manter-se saudável enquanto cuida dos filhos?

A maternidade é uma experiência incrível e gratificante, mas também pode ser ...

INSTAMED, CUIDANDO DA SAÚDE DA MULHER NO INSTANTE QUE ELA PRECISAR!

A InstaMed é uma clínica médica que possui diferenciais que proporcionam um ...

Como evitar as doenças oportunistas do outono?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair, o ar ...

AGENDECONSULTAS E EXAMES

56 especialidades para você agendar de maneira fácil.

Consultas

Várias especialidades e no instante que você precisar!

SAIBA MAIS

Exames

Praticidade, agilidade e precisão nos resultados.

SAIBA MAIS

Check-Ups

Tenha uma avaliação médica completa e detalhada!

SAIBA MAIS
Agende pelo whats Agende pelo whats