Os hormônios são muito importantes para regular a maioria dos processos corporais, como frequência cardíaca, ciclos de sono, metabolismo e apetite, entre outros. O desequilíbrio hormonal ocorre quando há muito ou pouco hormônio na corrente sanguínea e, por causa do papel fundamental dessas substâncias no corpo, até pequenas alterações podem causar efeitos colaterais em todo organismo.
Essa condição é mais comum durante certas fases da vida, como a puberdade, menstruação e gravidez. Porém, algumas pessoas possuem problemas contínuos relativos aos hormônios.
Quais são as causas do desequilíbrio hormonal?
As causas geralmente incluem:
Estresse crônico
Má alimentação
Excesso de peso
Medicamentos de reposição hormonal ou controle de natalidade
Quimioterapia e radioterapia
Diabetes tipo 1 e tipo 2
Hiperglicemia
Hipoglicemia
Hipotireoidismo e hipertireoidismo
Além disso, como as mulheres possuem mais órgãos e ciclos endócrinos que os homens, elas têm mais chance de desenvolverem distúrbios hormonais. Nelas, algumas condições causam desequilíbrios irregulares, como síndrome dos ovários policísticos (SOP), câncer do ovário e medicamentos para reposição hormonal ou controle de natalidade.
Como identificar que estou com desequilíbrio hormonal?
Os sintomas mais comuns de desequilíbrio hormonal são:
O tratamento para o desequilíbrio hormonal geralmente inclui medicamentos. A especialidade médica mais indicada para combater esse problema é a endocrinologia, pois trata dos transtornos das glândulas endócrinas, órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios.
A InstaMed conta com diversos profissionais da endocrinologia para ajudá-lo com o desequilíbrio hormonal. Agende suas consultas e exames aqui. Conte com agendamento rápido e fácil, totalmente on-line. Clique aqui.
56 especialidades para você agendar de maneira fácil.