A chegada do inverno não é muito celebrada por quem sofre com alergias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 30% e 40% da população mundial sofre com pelo menos um ou mais tipos de alergia. Os meses frios despertam ou pioram algumas dessas doenças.
Confira quais são as três alergias mais afetadas pelo inverno.
Como evitar os sintomas?
A prevenção é sempre o melhor remédio. Cada caso exige cuidados individuais e, por isso, procurar um profissional é muito importante. Após a avaliação e diagnóstico do paciente, o médico poderá oferecer a melhor opção de tratamento. Ainda assim, alguns cuidados generalizados podem ajudar.
A temperatura não é a única causa destas alergias. Justamente para evitar o frio, muitas pessoas permanecem restritas ao mesmo ambiente, com todas as janelas fechadas, aumentando a umidade e reduzindo a entrada de luz solar. Isso pode aumentar o mofo e o bolor, que são alimentos para ácaros – um dos principais responsáveis pelas alergias!
Por isso, é indicado evitar aglomerações e manter a casa arejada e limpa ao higienizar roupas de cama, sofás, tapetes e outros itens domésticos com maior frequência. A principal dica, contudo, é a vacinação contra a gripe! Como os sintomas são muito parecidos, a imunização permite identificar o agente causador com muito mais facilidade e agilidade.
A incidência mundial de alergias cresce há mais de 50 anos, acompanhando a indústria. O aquecimento global também é um fator que vem piorando os sintomas. Não inicie um tratamento antes de buscar a opinião de um profissional.
56 especialidades para você agendar de maneira fácil.