Problemas de coração: 10 sinais para ficar alerta - Clínica Médica InstaMed Popular no Centro de Porto Alegre
Home Blog Problemas de coração: 10 sinais para ficar alerta

Problemas de coração: 10 sinais para ficar alerta

16 de dezembro de 2021

Muitas vezes o coração dá sinais sutis e difíceis de associar com as doenças cardíacas. São sintomas pouco conhecidos ou que se confundem com outros problemas mais comuns.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas-OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Por ano, cerca de 350 mil casos de infarto agudo do miocárdio são registrados em nosso país. 30% desses resultam em morte.

É por isso que é tão importante estar atento aos sinais do seu corpo e consultar um médico quando você acredita que algo não vai bem.

Confira 10 sinais para ficar alerta:

  • Dor no pescoço e no maxilar
    Esses são sinais importantes que podem estar relacionados à obstrução das artérias e evoluir para um infarto do miocárdio.
  • Urinar com frequência
    O ato de levantar para fazer xixi muitas vezes durante a noite pode ser um sintoma de insuficiência cardíaca. Como a pessoa retém mais fluidos quando a circulação não funciona bem, o líquido é eliminado pela urina.
  • Suor frio ou intenso
    Suar frio pode significar casos de infarto agudo do miocárdio. Geralmente quem possui diabetes tem sintomas semelhantes, mas esse sintoma pode ter um motivo cardiovascular também.
  • Sensação de frio constante nas mãos e pés
    A sensação de frio constante nas mãos e pés é um sinal de insuficiência cardíaca, pois o corpo prioriza o direcionamento de sangue para o cérebro e outros órgãos vitais.
  • Dores e inchaço nas pernas
    Se você lida com pernas inchadas, além de dores constantes, saiba que esses podem ser sintomas de problemas de coração, mais especificamente, de insuficiência cardíaca. Eles aparecem quando os músculos do coração não dão conta de bombear o sangue com pressão suficiente para todo o corpo.
  • Gengivas com sangramento, ferida ou inchaço
    Caso os problemas na gengiva não sejam tratados de maneira adequada, podem atingir o sistema cardiovascular e desencadear doenças do coração.
  • Fadiga
    Quando se tem insuficiência cardíaca é comum sentir falta de ar ao realizar atividades simples, como caminhar. Porém isso é um sinal do corpo de que o coração não consegue bombear o sangue eficientemente.
  • Tosse noturna
    Quando o coração não está funcionando corretamente, pode ocorrer um aumento do retorno de sangue para os pulmões, o que pode resultar em tosse insistente ao deitar para dormir.
  • Tonturas e desmaios
    Tonturas e desmaios são sintomas comuns de doenças cardiovasculares. Eles ocorrem quando há diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro.
  • Náuseas, falta de apetite e dores no estômago
    A princípio, esses sintomas podem ser associados com problemas de gastrite, mas eles também podem significar que a pessoa sofre de doenças cardíacas.

Preste atenção nos sinais do seu corpo e não hesite em procurar um profissional da cardiologia para verificar como está a saúde do seu coração.

A InstaMed conta com especialistas em cardiologia que irão cuidar muito bem de você. Clique aqui e agende suas consultas! Agendamento 100% on-line, rápido e facilitado.

Leia Também

Mês dos Namorados: Como manter a saúde do casal em dia?

O amor está no ar e o Mês dos Namorados é a ...

Maternidade e saúde: Como manter-se saudável enquanto cuida dos filhos?

A maternidade é uma experiência incrível e gratificante, mas também pode ser ...

INSTAMED, CUIDANDO DA SAÚDE DA MULHER NO INSTANTE QUE ELA PRECISAR!

A InstaMed é uma clínica médica que possui diferenciais que proporcionam um ...

Como evitar as doenças oportunistas do outono?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair, o ar ...

AGENDECONSULTAS E EXAMES

56 especialidades para você agendar de maneira fácil.

Consultas

Várias especialidades e no instante que você precisar!

SAIBA MAIS

Exames

Praticidade, agilidade e precisão nos resultados.

SAIBA MAIS

Check-Ups

Tenha uma avaliação médica completa e detalhada!

SAIBA MAIS
Agende pelo whats Agende pelo whats