Clínica Médica InstaMed Popular no Centro de Porto Alegre %
Home Blog 5 dicas para você prevenir doenças no coração

5 dicas para você prevenir doenças no coração

5 dicas para você prevenir doenças no coração.
15 de junho de 2022

Você sabe como prevenir doenças no coração? Ataques cardíacos geralmente são eventos agudos causados principalmente por um bloqueio que impede que o sangue flua para o coração. Sobretudo, a razão mais comum para isso é o acúmulo de depósitos de gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos que irrigam o órgão.

Os maiores causadores das doenças cardiovasculares são o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool. Assim como há também um número de determinantes subjacentes das doenças cardiovasculares. Elas são um reflexo das principais forças que regem mudanças sociais, econômicas e culturais. Desta forma, outros determinantes dessas enfermidades incluem pobreza, estresse e fatores hereditários.

Conheça o InstaCor  e faça o check-up do seu coração. 

Buscando o bem-estar de nossos clientes, parceiros, pacientes, amigos e colaboradores, a InstaMed preparou 5 dicas para você prevenir doenças no coração, confira:

 

1 – Se alimente melhor

Ingerir frutas, verduras e legumes diariamente diminui em 30% as chances de infarto. Cada alimento desempenha uma função em nosso organismo. Em síntese não existe alimento completo, e, por isso, precisamos comer diariamente uma variedade de alimentos e em quantidades adequadas. 

 

2 – Faça exercícios

Praticar exercícios físicos regularmente reduz em 14% os riscos de um ataque cardíaco. Portanto, a recomendação para realização de atividade física é por volta de 150 minutos/semana (pelo menos 30 minutos, realizados em 5 dias por semana).

 

3 – Não fume

Parar de fumar, e já. Você sabia que o cigarro contém cerca de 4.720 substâncias químicas, e que pelo menos 60 delas são reconhecidamente cancerígenas, além de irritantes e tóxicas para os pulmões? Assim, quem fuma tem também 200% a mais de risco de ter um derrame! Algumas pessoas pensam que fumar é estilo, mas, anualmente, só no Brasil, 200 mil pessoas vão a óbito por causa do cigarro

 

4 – Durma direito

Descansar e dormir, no mínimo, 7 hora por dia. O estresse aumenta em 60% o risco de infarto e, em geral, se associa a outros fatores de risco, o que pode provocar excesso de atividade do sistema nervoso, levando ao aumento da pressão arterial, níveis elevados de colesterol e consumo exagerado de gorduras e açúcares. 

 

5 – Vá ao médico com regularidade

Fazer uma consulta em cardiologia. O ideal é que a primeira consulta nessa especialidade seja aos 15 anos de idade. Em indivíduos saudáveis, que não apresentam fatores de riscos, a frequência seguirá de cinco em cinco anos até aos 30 anos. Após esse tempo, a recomendação é se consultar anualmente, o que também é válido para pessoas que apresentem esses riscos.

Fontes: Organização Pan Americana de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Agende sua consulta em cardiologia na InstaMed Clicando aqui. O agendamento é 100% on-line, rápido e facilitado.

Leia Também

Mês dos Namorados: Como manter a saúde do casal em dia?

O amor está no ar e o Mês dos Namorados é a ...

Maternidade e saúde: Como manter-se saudável enquanto cuida dos filhos?

A maternidade é uma experiência incrível e gratificante, mas também pode ser ...

INSTAMED, CUIDANDO DA SAÚDE DA MULHER NO INSTANTE QUE ELA PRECISAR!

A InstaMed é uma clínica médica que possui diferenciais que proporcionam um ...

Como evitar as doenças oportunistas do outono?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair, o ar ...

AGENDECONSULTAS E EXAMES

56 especialidades para você agendar de maneira fácil.

Consultas

Várias especialidades e no instante que você precisar!

SAIBA MAIS

Exames

Praticidade, agilidade e precisão nos resultados.

SAIBA MAIS

Check-Ups

Tenha uma avaliação médica completa e detalhada!

SAIBA MAIS
Agende pelo whats Agende pelo whats