5 dicas para você prevenir doenças no coração - Clínica Médica InstaMed Popular no Centro de Porto Alegre
Home Blog 5 dicas para você prevenir doenças no coração

5 dicas para você prevenir doenças no coração

5 dicas para você prevenir doenças no coração.
15 de junho de 2022

Você sabia que ataques cardíacos geralmente são eventos agudos causados principalmente por um bloqueio que impede que o sangue flua para o coração? A razão mais comum para isso é o acúmulo de depósitos de gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos que irrigam o órgão.

 

Os maiores causadores das doenças cardiovasculares são o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool. Há também um número de determinantes subjacentes das doenças cardiovasculares. Elas são um reflexo das principais forças que regem mudanças sociais, econômicas e culturais. Outros determinantes dessas enfermidades incluem pobreza, estresse e fatores hereditários.

 

Buscando o bem-estar de nossos clientes, parceiros, pacientes, amigos e colaboradores, a InstaMed preparou 5 dicas para você prevenir doenças no coração, confira:

 

Ingerir frutas, verduras e legumes diariamente diminui em 30% as chances de infarto. Cada alimento desempenha uma função em nosso organismo. Não existe alimento completo, e, por isso, precisamos comer diariamente uma variedade de alimentos e em quantidades adequadas. 

 

Praticar exercícios físicos regularmente reduz em 14% os riscos de um ataque cardíaco. A recomendação para realização de atividade física é por volta de 150 minutos/semana (pelo menos 30 minutos, realizados em 5 dias por semana).

 

Parar de fumar, e já. Você sabia que o cigarro contém cerca de 4.720 substâncias químicas, e que pelo menos 60 delas são reconhecidamente cancerígenas, além de irritantes e tóxicas para os pulmões? Quem fuma tem também 200% a mais de risco de ter um derrame! Algumas pessoas pensam que fumar é estilo, mas, anualmente, só no Brasil, 200 mil pessoas vão a óbito por causa do cigarro

 

Descansar e dormir, no mínimo, 7 hora por dia. O estresse aumenta em 60% o risco de infarto e, em geral, se associa a outros fatores de risco, o que pode provocar excesso de atividade do sistema nervoso, levando ao aumento da pressão arterial, níveis elevados de colesterol e consumo exagerado de gorduras e açúcares. 

 

Fazer uma consulta em cardiologia. O ideal é que a primeira consulta nessa especialidade seja aos 15 anos de idade. Em indivíduos saudáveis, que não apresentam fatores de riscos, a frequência seguirá de cinco em cinco anos até aos 30 anos. Após esse tempo, a recomendação é se consultar anualmente, o que também é válido para pessoas que apresentem esses riscos.

 

Fontes: Organização Pan Americana de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Agende sua consulta em cardiologia na InstaMed Clicando aqui. O agendamento é 100% on-line, rápido e facilitado.

Leia Também

Cuidados com a saúde no inverno

Cuidados com a saúde no inverno Chegou a época mais fria do ano, ...

Ecografias Acessíveis no Instante que você precisa!

A ecografia ou ultrassonografia é um exame que utiliza ultrassons para avaliar ...

Dicas de alimentação após as atividades físicas

Quem é ativo e mantém uma rotina de treinos acaba se preocupando ...

5 doenças mais comuns no verão para você ficar de olho.

O verão é a estação do ano preferida pelos brasileiros, pois além ...

AGENDECONSULTAS E EXAMES

56 especialidades para você agendar de maneira fácil.

Consultas

Melhores profissionais e clínica médica

SAIBA MAIS

Exames

Mais de 1.000 exames para você

SAIBA MAIS

Check-Ups

Conheça todas as nossas opções

SAIBA MAIS
Agende pelo whats Agende pelo whats