Clínica Médica InstaMed Popular no Centro de Porto Alegre
Home Blog Exames de Ecografia Acessíveis no Instante que você precisa!

Exames de Ecografia Acessíveis no Instante que você precisa!

ecografia.instamed.portoalgre
4 de maio de 2022

A ecografia ou ultrassonografia são exames que utiliza ultrassons para avaliar as estruturas anatômicas do nosso organismo. O termo ecografia é, muitas vezes, abreviado para ECO na linguagem médica corrente.

Considerada um exame de imagem não-invasivo que não apresenta efeitos nocivos significativos, e assim, apresenta-se sem risco de radiação ionizante aos pacientes.

Com este exame, é possível visualizar imagens em tempo real de todas as estruturas e órgãos do corpo humano, de forma segura e indolor.

Confira todos nossos exames.

Nesta técnica é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que produz os ultrassons. Sendo assim, para a sua realização, é adicionado um gel incolor na pele, e posicionada uma sonda sobre a área do órgão ou estrutura que se pretende avaliar.

Há diversos tipos de ecografias que examinam órgãos e estruturas.

Conheça as principais delas oferecidas pela Instamed:
Membros superiores
  • Tireoide: este exame se utiliza de ondas sonoras de alta frequência para a avaliação e investigação de nódulos e cistos na tireóide, bem como, para detectar doenças como a Tireoidite de Hashimoto e a Doença de Graves.
  • Cervical: a ecografia da região cervical analisa a tireoide, as cadeias ganglionares e de linfonodos cervicais, as alterações congênitas, inflamatórias ou tumorais dessas estruturas.
Tronco
  • Aparelho Urinário (de rins e vias urinárias): a ecografia renal e das vias urinárias avalia, para além dos rins, os ureteres (quando possível, por exemplo se dilatadas) e a bexiga.
  • Abdômen: é um exame que permite avaliar os principais órgãos da região do abdome.
  • Mamária: a ecografia de mama é um exame de imagem médica que nos permite observar ou estudar a mama, detectando casos de anomalias.
  • Obstétrica Morfológica: através do ultrassom é possível observar o bebê dentro do útero da mãe, e assim conhecer o seu estado de saúde ao longo da gravidez.
  • Próstata via abdominal: os exames de ecografia da Próstata (via Abdominal) é um exame de imagem importante para, antes de mais nada, a avaliação inicial do paciente que tem suspeita de alguma patologia prostática e alterações associadas na bexiga.
Membros inferiores
  • Bolsa Escrotal: a ecografia escrotal (das bolsas escrotais, dos testículos, o epidídimo e o cordão espermático), sobretudo é um exame por imagem que nos permite avaliar importantes órgãos do sistema reprodutor masculino.
  • Venosa e Arterial de membros inferiores: tem como objetivo encontrar coágulos no interior de veias da perna (trombose). Assim como podem se soltar para os pulmões, causando embolia pulmonar.
Entre outros
  • Articulações: utilizada na avaliação de ligamentos, tendões e cartilagens de diversas articulações do corpo humano, este exame busca investigar inflamações, a presença de cistos e o excesso de líquido.
  • Partes moles: este é um exame de diagnóstico por imagem que nos permite avaliar as estruturas superficiais, como a pele e a gordura subcutânea.
  • Ecodoppler de carótidas e vertebrais: ele é destinado à pesquisa da parede arterial e também do fluxo sanguíneo, com o objetivo de auxiliar na detecção de patologias, como aneurismas, doença aterosclerótica, angulações e arterites. Bem como, outros problemas que podem afetar as artérias carótidas e vertebrais.

 

Você tem problemas do coração? Confira alguns sinais de alerta. Clique aqui.

 

Quem pode realizar o exame?

Por norma, os exames de ecografia devem ser realizados por qualquer pessoa, com isso, podendo ser aplicada tanto em adultos como em crianças de qualquer idade.

A preparação de cada exame

O tempo de cada ecografia dependerá da área que será examinada, no entanto, o tempo médio estimado pelos médicos é de 15 a 30 minutos.

É indicado o jejum apenas quando houver ecografia abdominal. O paciente não deve comer por pelo menos seis horas antes do exame, tomar café e fumar, podendo apenas beber água na maioria dos exames.

Em caso de dúvidas sobre ecografias e ultrasom, acesse o nosso site ou se preferir, agende aqui o seu exame.

A InstaMed possui um corpo clínico altamente qualificado e instrumentos de ponta para realizar suas ecografias com hora marcada e com valores especiais. 

Leia Também

Mês dos Namorados: Como manter a saúde do casal em dia?

O amor está no ar e o Mês dos Namorados é a ...

Maternidade e saúde: Como manter-se saudável enquanto cuida dos filhos?

A maternidade é uma experiência incrível e gratificante, mas também pode ser ...

INSTAMED, CUIDANDO DA SAÚDE DA MULHER NO INSTANTE QUE ELA PRECISAR!

A InstaMed é uma clínica médica que possui diferenciais que proporcionam um ...

Como evitar as doenças oportunistas do outono?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair, o ar ...

AGENDECONSULTAS E EXAMES

56 especialidades para você agendar de maneira fácil.

Consultas

Várias especialidades e no instante que você precisar!

SAIBA MAIS

Exames

Praticidade, agilidade e precisão nos resultados.

SAIBA MAIS

Check-Ups

Tenha uma avaliação médica completa e detalhada!

SAIBA MAIS
Agende pelo whats Agende pelo whats