Doenças respiratórias mais comuns no inverno - Clínica Médica InstaMed Popular no Centro de Porto Alegre
Home Blog Doenças respiratórias mais comuns no inverno

Doenças respiratórias mais comuns no inverno

23 de junho de 2021

Com a chegada do inverno, muitas pessoas sofrem com as oscilações climáticas. O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar são fatores que contribuem para o aumento de doenças respiratórias nessa época do ano. Além das alergias, gripes e resfriados são comuns nesse período, isso porque os vírus e bactérias circulam mais devido ao fato de as pessoas ficarem mais tempo em ambientes fechados.

Hoje você vai conferir as 7 principais doenças respiratórias comuns no inverno. Confira:

Resfriado

O resfriado é uma infecção viral muito comum que atinge principalmente o nariz e a garganta. Mais de 200 tipos de vírus podem causar os sintomas da doença, que incluem secreção e congestão nasal, espirros, tosse e febre baixa.

Gripe

A gripe é uma infecção causada por vírus. Comparada ao resfriado, os seus sintomas costumam ser mais duradouros e severos: febre alta, fortes dores no corpo e cansaço. A consulta ao médico é muito importante nesse caso, porque a doença pode desencadear outros problemas de saúde.

Asma

A asma é uma condição na qual as vias aéreas (brônquios) ficam inflamadas e estreitas, comprometendo a respiração. Além da falta de ar, a pessoa tem chiados no peito e tosse seca, principalmente à noite.

Bronquite

A bronquite é caracterizada pela inflamação da mucosa dos tubos brônquicos, vias que transportam o ar para os pulmões. A falta de ar, o chiado no peito e a tosse com muco são os principais sintomas dessa doença.

Sinusite

A sinusite é a inflamação dos tecidos que revestem o seio da face, favorecendo o acúmulo de muco. Ela pode ser aguda ou crônica e os seus principais sintomas são congestão e corrimento nasal.

Pneumonia

A pneumonia é caracterizada pela entrada de um agente infeccioso nos pulmões, como bactérias, vírus e fungos. A falta de cuidados com doenças respiratórias, como gripe e bronquite, aumenta a vulnerabilidade do organismo e o risco de pneumonia.

Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma infecção que ataca as mucosas do nariz, causando coriza, espirros e obstrução nasal. Aguda ou crônica, ela pode ser provocada ou agravada pela exposição a microrganismos dispersos no ar e pela mudança brusca de temperatura.

Se você sofre com alguns desse problemas agende uma consulta na InstaMed, só aqui você encontra mais de 25 especialidades médicas e mais de 1000 exames para cuidar de você e da sua família.

Leia Também

Mês dos Namorados: Como manter a saúde do casal em dia?

O amor está no ar e o Mês dos Namorados é a ...

Maternidade e saúde: Como manter-se saudável enquanto cuida dos filhos?

A maternidade é uma experiência incrível e gratificante, mas também pode ser ...

INSTAMED, CUIDANDO DA SAÚDE DA MULHER NO INSTANTE QUE ELA PRECISAR!

A InstaMed é uma clínica médica que possui diferenciais que proporcionam um ...

Como evitar as doenças oportunistas do outono?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair, o ar ...

AGENDECONSULTAS E EXAMES

56 especialidades para você agendar de maneira fácil.

Consultas

Várias especialidades e no instante que você precisar!

SAIBA MAIS

Exames

Praticidade, agilidade e precisão nos resultados.

SAIBA MAIS

Check-Ups

Tenha uma avaliação médica completa e detalhada!

SAIBA MAIS
Agende pelo whats Agende pelo whats