Clínica Médica InstaMed Popular no Centro de Porto Alegre
Home Blog Cuidados com a saúde no inverno

Cuidados com a saúde no inverno

3 de junho de 2022

Chegou a época mais fria do ano, agora é o momento de tirar os agasalhos do armário, e de redobrar os cuidados com a saúde no inverno. Pois as baixas temperaturas podem ocasionar condições propícias para o surgimento de doenças. Sendo assim, os cuidados com a saúde no inverno são necessários para preservar a qualidade de vida.

A pele precisa de atenção especial no inverno 

A expressão dá pra sentir na pele, é ideal para ilustrar esse assunto, pois é comum que ela sofra durante essa época do ano. Por isso separamos algumas dicas para você se cuidar:

  • Hidrate a pele constantemente, o uso de cremes hidratantes é indispensável, esteja atento para usar o creme ideal para o seu tipo de pele, (se ela for seca, pode usar um hidratante mais intenso, ou se é sensível, saiba que existem produtos específicos para não haver irritação. Lembrando que é indispensável consultar um dermatologista para acertar na escolha);
  • Hidrate os lábios!

Não se esqueça que hidratar os lábios é fundamental, para evitar rachaduras ou fortes ressecamentos.

 

  • Hidratação

Não é somente de fora pra dentro, mas também de dentro para fora, logo o consumo de água é indispensável! Sabemos que durante o verão é mais fácil beber água, mas ainda sim você precisa estar atento para o consumo não diminuir, pois obter uma pele saudável começa de dentro para fora;

 

Tente não tomar banhos extremamente quentes, pois essa prática pode contribuir para que a pele resseque ainda mais. Afetando até mesmo o couro cabeludo, (pois podem gerar dermatites ocasionadas por fungos). Assim como dormir com os cabelos molhados ou úmidos também afeta diretamente a saúde do couro cabeludo e fios.

Porém os dermatologistas também evidenciam que não lavar os cabelos, também não está correto, pois adiar a lavagem demais, gera oleosidade, que ocasiona em dermatites, a famosa “caspa”. Que é prejudicial à saúde do seu cabelo. Então tenha equilíbrio para lavar em média cerca de 3x por semana.

Mesmo com esses cuidados, é necessário estar atento, pois cada pessoa pode ter particularidades individuais, como tipo de hidratante necessário para sua pele, e para isso é imprescindível consultar um médico dermatologista, para averiguar se requer mais atenção com alguma queixa, pois é comum nessa época surgirem lesões ou vermelhidões. 

Ressecamento nos olhos

Você sabia que muitas dores nos olhos podem estar relacionadas aos problemas com ressecamento do globo ocular?

Isso porque o clima seco e o vento, promovem uma combinação perigosa para a evaporação excessiva. Assim como a poluição, o ar condicionado e aquecedores, a longa exposição a telas de computadores, televisão, tablets e celulares também provocam o ressecamento dos olhos.

Portanto é preciso estar atento e procurar um médico oftalmologista, para que seja feita uma avaliação mais detalhada, e averiguar causas para o sintoma, e tratá-las corretamente. Pois o uso de colírios é muito válido, mas é algo bastante individual.

 

Cólicas menstruais

Você sabia que pode ser possível que cólicas menstruais possam se agravar no inverno?

Durante a menstruação, o corpo libera uma substância chamada prostaglandina, responsável por fazer o útero contrair. Essas contrações pressionam os vasos sanguíneos da região e causam as tão conhecidas cólicas.

Quando as temperaturas estão mais amenas e o corpo esfria, esses vasos acabam ficando mais estreitos, prejudicando a circulação sanguínea e a eliminação das prostaglandinas do organismo. Assim, aumentam também as dores e os cuidados com a saúde que precisamos ter no inverno

Fique atenta

Porém é necessário sempre consultar o médico ginecologista, para averiguar melhor quais as causas das dores, se existe a possibilidade da paciente possuir ovário policístico por exemplo ou endometriose.

Pois, por mais que sejam comuns as dores aumentarem, elas podem estar ligadas a doenças mais graves como as citadas acima, logo numa consulta médica, será possível identificar e tratar todas as suas queixas.

 

Doenças respiratórias

Outras doenças mais comuns nessa época do ano costumam ser as famosas doenças alérgicas. Como asma, bronquite e sinusite.

E o que podemos fazer para evitar sofrer com essas doenças? 

Vamos de dicas:
  •  Primeira dica:

Se agasalhe ao sair de casa. Pode parecer clichê, mas evitar receber ventos frios, evitam os choques térmicos, que contribuem para doenças como asma se agravar;

 

  • Segunda dica,

Evite dormir com os cabelos úmidos ou molhados, pois essa prática contribui para as crises aumentarem, nos casos de quem tem rinite ou asma. Isto porque as roupas de cama também ficam mais úmidas, o que favorece a proliferação de fungos e ácaros nos tecidos;

 

  • Terceira dica:

Hidrate-se bastante. Mesmo que no inverno seja mais difícil sentirmos sede. A água é essencial para manter o bom funcionamento do nosso organismo de maneira geral. Pois além de manter o bom metabolismo, a água ajuda a hidratar a garganta, o que é muito importante especialmente nos dias em que o ar está mais seco.

 

  • Última dica:

Se puder, é interessante fazer o uso de chás antes de dormir. Os chás naturais, à base de gengibre e mel, por exemplo, são excelentes para combater doenças inflamatórias na garganta. Lembrando que é indispensável sempre consultar um médico para averiguar melhor as causas, e verificar a necessidade de entrar ou não com complemento de medicamentos.

A artralgia, ou dor em uma das articulações, é um dos tipos mais comuns de dor. Ela está relacionada com o comprometimento da função articular, sendo que o paciente acometido pode ter uma simples restrição de movimentos até uma incapacidade completa.

O médico especialista em ortopedia, costuma receber queixas no consultório, de pacientes que sentem as dores aumentam durante o inverno.

Para obter melhores respostas quanto a doença, vamos citar trechos da Sociedade Brasileira de Reumatologia, (especialidade que também cuida de casos referentes a artralgia).

Confira:

Segundo o médico gaúcho Fernando Neubarth, de fato, é comum a associação entre frio e doenças como artralgia, são caracterizadas por dores nas articulações, principalmente para quem vive no Sul e no Sudeste do Brasil. “Mas a verdade é que, apesar de o frio poder aumentar alguns sintomas, essas doenças não pioram nem surgem devido às baixas temperaturas”, garante.

O médico explica que, com a queda da temperatura, as pessoas tendem a se encolher. Há constrição da circulação sanguínea – os vasos ficam mais estreitos –, além de contraturas dos tecidos, tendões e músculos, visando a armazenar o máximo de calor no organismo. As articulações, evidentemente, podem sofrer com tudo isso. “Quando existe uma lesão prévia, o paciente tem a percepção de piora da dor e pode apresentar dificuldade para se movimentar, além de rigidez nas juntas”, assinala Neubarth.

Fonte: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/o-impacto-do-frio-em-pacientes-reumaticos/ 

 

Cuide de você e da sua família

É sempre válido se resguardar e ter a segurança de atendimento, principalmente agora, onde redobramos os cuidados com a saúde no inverno, com dias mais frios.

Nesses casos você pode contar com a InstaMed, consultas no instante que precisa, com valores acessíveis, em especialidades diversas.

Pois sabemos que ter atendimento médico é indispensável quando se trata de cuidar do bem estar nosso, e de quem mais amamos.

A InstaMed está pronta para te atender, as especialidades que citamos fazem parte dos nossos núcleos de atendimento.

Se sinta mais seguro em todos os instantes com a InstaMed. Veja maiores informações entrando em contato nesse link pelo nosso WhatsApp

 

Leia Também

Mês dos Namorados: Como manter a saúde do casal em dia?

O amor está no ar e o Mês dos Namorados é a ...

Maternidade e saúde: Como manter-se saudável enquanto cuida dos filhos?

A maternidade é uma experiência incrível e gratificante, mas também pode ser ...

INSTAMED, CUIDANDO DA SAÚDE DA MULHER NO INSTANTE QUE ELA PRECISAR!

A InstaMed é uma clínica médica que possui diferenciais que proporcionam um ...

Como evitar as doenças oportunistas do outono?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair, o ar ...

AGENDECONSULTAS E EXAMES

56 especialidades para você agendar de maneira fácil.

Consultas

Várias especialidades e no instante que você precisar!

SAIBA MAIS

Exames

Praticidade, agilidade e precisão nos resultados.

SAIBA MAIS

Check-Ups

Tenha uma avaliação médica completa e detalhada!

SAIBA MAIS
Agende pelo whats Agende pelo whats