Confira as três alergias mais comuns no inverno - Clínica Médica InstaMed Popular no Centro de Porto Alegre
Home Blog Confira as três alergias mais comuns no inverno

Confira as três alergias mais comuns no inverno

29 de julho de 2021

A chegada do inverno não é muito celebrada por quem sofre com alergias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 30% e 40% da população mundial sofre com pelo menos um ou mais tipos de alergia. Os meses frios despertam ou pioram algumas dessas doenças.

Confira quais são as três alergias mais afetadas pelo inverno.

  • A asma e a rinite alérgica ocupam o primeiro lugar de mãos dadas. Sendo duas das principais doenças respiratórias crônicas globalmente, estima-se que 78% das pessoas asmáticas apresentam rinite. No inverno, quedas de umidade e trocas de temperatura são frequentes e bruscas, o que desperta sintomas alérgicos. Por isso, os atendimentos nos hospitais ficam lotados já nos primeiros dias frios.
  • Em segundo lugar, está a urticária ao frio! Apesar de associarmos o inverno a doenças respiratórias, algumas alergias de pele podem ser desencadeadas apenas por excessivamente baixas. Inclusive, a urticária ao frio também é popularmente chamada de “alergia ao inverno”. Esta reação alérgica envolve erupções avermelhadas na pele, muita coceira e, às vezes, até inchaço corporal. A urticária também pode surgir do contato com objetos e líquidos gelados. Os sintomas geralmente podem ser evitados com bons agasalhos e a regulação da temperatura em casa.
  • Por último, surtos de bronquite alérgica são muito comuns no inverno. Essa doença é caracterizada pela inflamação nas vias aéreas, que levam o ar até os pulmões.
    A bronquite alérgica é extremamente sensível ao frio, capaz de danificar a camada de proteção mais externa das vias respiratórias e comprometer o sistema imunológico. O pulmão pode ficar vulnerável e, dependendo do grau de alergia, desenvolver outras doenças mais graves, como pneumonia.

Como evitar os sintomas?
A prevenção é sempre o melhor remédio. Cada caso exige cuidados individuais e, por isso, procurar um profissional é muito importante. Após a avaliação e diagnóstico do paciente, o médico poderá oferecer a melhor opção de tratamento. Ainda assim, alguns cuidados generalizados podem ajudar.
A temperatura não é a única causa destas alergias. Justamente para evitar o frio, muitas pessoas permanecem restritas ao mesmo ambiente, com todas as janelas fechadas, aumentando a umidade e reduzindo a entrada de luz solar. Isso pode aumentar o mofo e o bolor, que são alimentos para ácaros – um dos principais responsáveis pelas alergias!
Por isso, é indicado evitar aglomerações e manter a casa arejada e limpa ao higienizar roupas de cama, sofás, tapetes e outros itens domésticos com maior frequência. A principal dica, contudo, é a vacinação contra a gripe! Como os sintomas são muito parecidos, a imunização permite identificar o agente causador com muito mais facilidade e agilidade.
A incidência mundial de alergias cresce há mais de 50 anos, acompanhando a indústria. O aquecimento global também é um fator que vem piorando os sintomas. Não inicie um tratamento antes de buscar a opinião de um profissional.

Leia Também

Mês dos Namorados: Como manter a saúde do casal em dia?

O amor está no ar e o Mês dos Namorados é a ...

Maternidade e saúde: Como manter-se saudável enquanto cuida dos filhos?

A maternidade é uma experiência incrível e gratificante, mas também pode ser ...

INSTAMED, CUIDANDO DA SAÚDE DA MULHER NO INSTANTE QUE ELA PRECISAR!

A InstaMed é uma clínica médica que possui diferenciais que proporcionam um ...

Como evitar as doenças oportunistas do outono?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair, o ar ...

AGENDECONSULTAS E EXAMES

56 especialidades para você agendar de maneira fácil.

Consultas

Várias especialidades e no instante que você precisar!

SAIBA MAIS

Exames

Praticidade, agilidade e precisão nos resultados.

SAIBA MAIS

Check-Ups

Tenha uma avaliação médica completa e detalhada!

SAIBA MAIS
Agende pelo whats Agende pelo whats