6 causas inusitadas da infecção urinária - Clínica Médica InstaMed Popular no Centro de Porto Alegre
Home Blog 6 causas inusitadas da infecção urinária

6 causas inusitadas da infecção urinária

8 de maio de 2019

Conheça 6 causas que dificilmente você imaginaria, mas podem causar a infecção urinária. O canal da uretra é diferente no corpo das mulheres e dos homens.  Enquanto nas mulheres esse canal mede 5 centímetros, nos homens pode medir 22 centímetros. A consequência dessa diferença não é nada vantajosa para as mulheres. As bactérias possuem um caminho mais curto a percorrer até alcançar a bexiga.

Quando as bactérias chegam ao órgão, surge a vontade de urinar intensamente, dor e as vezes a urina vem acompanhada de sangue. Essa é a cistite, nome dado a infecção urinária, que acomete de 20 a 30% da população feminina em certa fase da vida.

Veja as causas:

Obesidade – o vínculo é indireto, mas existe. Devido as dobras do corpo, quando estamos acima do peso, há uma dificuldade da perfeita higiene na região genital após urinar e isso cria o cenário perfeito para as bactérias se proliferarem. Mas atenção: a limpeza em excesso também não é boa, isso altera a flora vaginal, resultando em uma expulsão de bactérias protetoras.

Segurar a urina – A urina parada na bexiga por muito tempo cria o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias ruins.

Diabetes – Qualquer doença que comprometa as defesas do organismo, deixando-as baixas, predispõe à infecção urinária. É o caso do diabetes e da AIDS.

Constipação – Na prisão de ventre, os problemas vão além do desconforto abdominal. Pela anatomia feminina, as bactérias do trato gastrointestinal presas, tem facilidade em migrar para a uretra, contaminando-a. A bactéria causadora da maioria dos episódios da cistite tem o nome de Escherichia coliEssa é uma bactéria que vive no intestino, onde não cria problemas.

Camisinha – Não se deve dispensar o preservativo, nunca! O único contratempo dela é os espermicidas – substâncias responsáveis por matar os espermatozoides. Eles modificam a flora vaginal, deixando as mulheres mais suscetíveis à ação maléfica das bactérias.

O ideal é procurar camisinhas sem o espermicida ou que tenham a substância apenas na parte de dentro.

Cálculo Renal – Em alguns casos, as pedras que se formam nos rins são ocasionadas por uma bactéria que interfere na acidez da urina, facilitando o depósito de sais.

Marque a sua consulta na InstaMed Clínica Médica Popular em Porto Alegre.

Leia Também

Mês dos Namorados: Como manter a saúde do casal em dia?

O amor está no ar e o Mês dos Namorados é a ...

Maternidade e saúde: Como manter-se saudável enquanto cuida dos filhos?

A maternidade é uma experiência incrível e gratificante, mas também pode ser ...

INSTAMED, CUIDANDO DA SAÚDE DA MULHER NO INSTANTE QUE ELA PRECISAR!

A InstaMed é uma clínica médica que possui diferenciais que proporcionam um ...

Como evitar as doenças oportunistas do outono?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair, o ar ...

AGENDECONSULTAS E EXAMES

56 especialidades para você agendar de maneira fácil.

Consultas

Várias especialidades e no instante que você precisar!

SAIBA MAIS

Exames

Praticidade, agilidade e precisão nos resultados.

SAIBA MAIS

Check-Ups

Tenha uma avaliação médica completa e detalhada!

SAIBA MAIS
Agende pelo whats Agende pelo whats